quinta-feira, 11 de setembro de 2008

BOSSA NOVA

GETZ/GILBERTO - "Stan Getz/João Gilberto - Featuring: Antonio Carlos Jobim" (1963)

Este foi o primeiro álbum a projetar a Bossa Nova em escala mundial, gravado nos dias 18 e 19 de março de 1963, em New York. Ele foi responsável por todo o frenesi que estamos cansados de saber sobre quando o ritmo chegou ao coração da América.
A formação principal no disco conta com João Gilberto, Astrud Gilberto, Tom Jobim, Milton Banana, Sebastião Neto, Tommy Williams e Stan Getz.O saxofonista soa totalmente integrado ao som dos brasileiros, tanto que é um nome sempre considerado na construção da Bossa Nova.
"Getz/Gilberto" é considerado um dos melhores álbuns de jazz (brasileiro) da história e foi uma revolução na música mundial, com uma sonoridade sofisticadíssima e a melhor gravação já feita de Garota de Ipanema. Com vocal de Astrud Gilberto, viria a se tornar a segunda música mais tocada no mundo em todo o século XX, atrás apenas de "Yesterday", dos Beatles.

1. The Girl From Ipanema
2. Doralice Stan Getz
3. Para Machuchar Meu Coracao
4. Desafinado
5. Corcovado (Quiet Nights Of Quiet Stars)
6. Só Danço Samba
7. O Grande Amor
8. Vivo Sonhando
9. The Girl From Ipanema
10. Corcovado (Quiet Nights Of Quiet Stars)
DOWNLOAD

TAMBA TRIO - "Tamba Trio" (1962)

Formado em março de 1962 no Bottle's Bar, no Beco das Garrafas por Luiz Eça (piano), Bebeto Castilho (baixo, flauta, sax) e Hélcio Milito (bateria), o Tamba Trio foi o mais importante conjunto instrumental entre os vários que surgiram através das portas abertas pela Bossa Nova. No início acompanhavam principalmente cantoras, como Maysa e Leny Andrade, e ainda contavam com o pianista Luís Carlos Vinhas e o violonista Roberto Menescal.
Ótimos instrumentistas, ocasionais cantores, tocando juntos e acompanhando vários músicos, os três então jovens membros do Tamba surgiram acrescentando elementos à formula da Bossa: ênfase na parte instrumental, arranjos modernistas, harmonias jazzísticas e muito espaço para improvisação.
Neste primeiro disco o trio aparece tocando músicas do próprio Luiz Eça e de compositores como Tom Jobim, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Durval Ferreira.

1. Tamba
2. Batida diferente
3. Influência do jazz
4. Samba de uma nota só
5. Alegria de viver
6. O barquinho
7. Minha saudade
8. Nós e o mar
9. Samba novo
10. O amor que acabou
11. Mania de "snobismo"
12. Batucada
13. Ai, se eu pudesse
DOWNLOAD


FRANCIS ALBERT SINATRA & ANTONIO CARLOS JOBIM - "Arranged and Conducted by Claus Ogerman" (1967)

Enquanto tomava um chope com amigos no mesmo bar celebrizado por "Garota de Ipanema", Tom recebeu o mais surpreendente telefonema de sua vida. Do outro lado da linha, ninguém menos que Frank Sinatra, "The Voice" queria gravar um disco só com músicas de Tom. Foi uma conversa curta e Tom topou na mesma hora.

Quando se recuperou da surpresa, Tom lembrou-se da esnobada que um editor nova-iorquino lhe dera três anos antes, envolvendo indiretamente a figura de Sinatra. Que ironia...

Em janeiro de 1967 hospedou-se no Sunset Marquis de Los Angeles para dar início ao trabalho, afinal adiado porque Sinatra refugiara-se em Barbados para esquecer mais uma desavença conjugal com Mia Farrow.

Enquanto esperava, repassou todos os arranjos com Ogerman, compôs mais duas músicas ("Wave" e "Triste") e quase morreu de tédio.As gravações de "Albert Francis Sinatra & Antonio Carlos Jobim" começaram às 20:00 h do dia 30, no Studio One da Warner Western Sound, em Sunset Strip.

Por precaução, Sinatra gravou primeiro dois dos três standards americanos incluídos no repertório, "Baubles, Bangles and Beads" e "I Concentrate on You", por ainda não ter intimidade com o ritmo da Bossa.A primeira de Tom que ele encarou foi "Dindi", seguida de "Change Partners". A última faixa da noite foi "Inútil Paisagem". Apesar do natural nervosismo do brasileiro, a sessão transcorreu num clima de extrema afabilidade e nas duas noites seguintes não seria diferente.

A crítica americana elegeu o encontro de Sinatra e Jobim o álbum do ano.Nas vendas perdeu apenas para "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band", dos Beatles. Um segundo disco com os dois seria gravado dois anos depois, com o título de "Sinatra & Company", com arranjos de Eumir Deodato. Àquela altura, Tom e o cantor já haviam se tornado amigos.

The Voice e The Genious proporcionaram o verdadeiro grande encontro, relembrando grandes clássicos da música de Tom Jobim. Um álbum fabuloso, digno de ser chamado de Clássico e indispensável em qualquer discoteca de quem gosta de Bossa Nova.

1. The Girl From Ipanema
2. Dindi
3. Change Partners
4. Quiet Night Of Quiet Stars
5. Meditation
6. If You Never Come To Me
7. How Insensitive
8. I Concentrate On You
9. Baubles, Bangles & Beads
10. Once I Loved
11. One Note Samba
12. Don't Ever Go Away
13. Wave
14. Bonita
15. Someone To Lght Up My Life
16. Desafinado
17. Água De Beber
18. Song Of The Sabia
19. This Happy Madness
20. Triste
DOWNLOAD

Nenhum comentário: