segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A gravadora Sub-Pop e Movimento Grunge completam 20 anos

As Origens


Seattle, EUA, final dos anos 1980. Esta cidade norte americana estava prestes a se tornar o epicentro de uma sonoridade diferente no rock e um novo estilo de comportamento, que logo ficaria conhecido como "grunge" - em bom português, algo como "sujo" - e que, em pouco tempo, viraria uma febre global e influenciaria muitas bandas atuais.

O embrião de tudo foi uma banda chamada Green River, formada em 1984 por: Jeff Ament, Mark Arm, Steve Turner e Stone Gossard. A banda gravou 2 Eps : 'Come on Down' e 'Dry as a Bone' (raríssimos, já atigiram o status de cult) , e foi dissolvida após o lançamento dos EPs, dando origem a duas das mais importantes bandas do Grunge: Pearl Jam e Mudhoney.

Entretanto, foi a partir da separação do Green River que o grunge começou a fazer seus encaixes, multiplicando bandas e encorpando o movimento. Mark Arm e Steve Turner formaram o Mudhoney. Stone Gossard e Jeff Ament entraram para o já existente Mother Love Bone.


As bandas e suas influências musicais


Com a morte do vocalista do Mother Love Bone, Andrew Wood, os membros remanescentes resolveram gravar um tributo em sua homenagem. Para a empreitada foram escalados outros amigos: os músicos do Soundgarden e Eddie Vedder. O projeto recebeu o nome de Temple of the Dog e daí para a formação do Pearl Jam foi um pulo.

Outra grande banda que despontava era o Alice in Chains. Formada como uma glam rock band em 87, foi se estruturando nas características do movimento e acabou sendo outro de seus maiores expoentes. Costuma-se dizer que o Alice in Chains foi a banda que teve o mundo aos seus pés e jogou tudo para o alto.

O Stone Temple Pilots foi outro grupo surgido na mesma época, sob as mesmas influências, apesar de ser de San Diego, Califórnia.

O Screaming Trees, liderado por Mark Lanegan também fez parte da cena, mas não chegou a ser um nome tão bem sucedido comercialmente quanto os outros.

É inegável que o Nirvana foi a banda que atraiu os olhos de todo o mundo para Seattle, no que a mídia denominou como 'fenômeno grunge'. Outras bandas importantes foram The Melvins (da qual Kurt Cobain era fã confesso) e TAD.

Muitos desses músicos de Seattle tinham influências ecléticas, que iam de Bad Brains a Iron Maiden, sendo que por este motivo é tão comum ler que a "cena de Seattle" e seu som, o Grunge Rock, é o "encontro do punk com o heavy metal". As guitarras distorcidas se assemelham ao metal dos anos 70, já a atitude e as letras confessionais foram inspiradas no movimento punk.

Outras influências claras na sonoridade grunge são Led Zeppelin, Aerosmith, Kiss, Cheap Trick, MC5, Neil Young, New York Dolls, Ramones, Sex Pistols, The Germs, The Heartbreakers, Flipper e artistas que fizeram a transição da década de 80 para a 90 como REM, Husker Du, The Replacements, Sonic Youth, Dinosaur Jr., Pixies e Jane's Addiction.

Sub-Pop


A famosa gravadora Sub-Pop, criada pelas mãos de Bruce Pavitt e Jonathan Poneman, foi o estopim inicial do movimento. Nos idos de 1988 a pequena gravadora passou a apostar em algumas bandas de rock daquela região. O que não passava de uma experiência, rapidamente se transformou numa fonte muito rentável para seus donos.

Na Sub-Pop, onde as gravações pareciam feitas em garagens, os produtores tentavam conservar as características musicais de cada banda. A produção dos álbuns ficava a cargo do famoso Jack Endino (os brasileiros do Titãs embarcaram na onda e chamaram o cara para produzir Titanomaquia, o álbum mais pesado da banda).

"As bandas refletiam uma juventude que se sentia renegada pela sociedade, as letras falavam de angústia e tinham um certo sarcasmo", recorda o músico Kid Vinil, fã de carteirinha do movimento e, principalmente, do Mudhoney, que, naquele ano de 1988, lançava a obra fundamental do novo estilo, o clássico "Superfuzz Bigmuff", pelo selo Subpop.

A mesma gravadora logo em seguida também traria ao mundo o não menos visceral "Bleach", estréia do Nirvana, estabelecendo de uma vez por todas a cena grunge. Pelas ruas, uma multidão de jovens vestindo jeans surrados, tênis velhos e, é claro, a indispensável camisa xadrez de flanela, símbolo maior da nova onda.

Outras bandas foram se enfileirando junto a pioneira Mudhoney, lançadas pela mesma Subpop, como Soundgarden e Temple of the Dog. Mas quem colocou Seattle definitivamente para a história foi o Nirvana. "Ninguém chegou nem perto da sonoridade deles", afirma, em entrevista ao Folhateen, Jack Endino, amigo de Kurt e produtor de obras fundamentais do grunge ("Superfuzz Bigmuff" e "Bleach").

O tempo que passou ao lado do mito, diz ele, só fez crescer uma grande admiração. "Kurt era um cara encantador, verdadeiro e apaixonado por música", lembra o produtor, que atualmente trabalha com a banda Flypper -criada em 1979 e, segundo o produtor, teria sido fonte inspiradora para o som de Seattle. "Desde o inicio, a Flypper exerceu influência sobre Nirvana, Melvins e muitos outros grupos."


A queda


A partir do disco "Nevermind", de 1991, o Nirvana se tornou a banda mais popular do mundo, empurrando para o sucesso outros conterrâneos, como Pearl Jam e Alice in Chains. "As gravadoras sacaram que podiam ganhar muito dinheiro e começaram a assinar com tudo que era banda que se dizia grunge", diz Vinil.

Não demorou para que os tubarões da indústria fonográfica crescessem os olhos para o fenômeno. Em pouco tempo a supergravadora Geffen comprou os direitos do selo Subpop e do Nirvana e fez com que a banda vendesse milhões de discos. O próprio Kurt não conseguiu conviver com tanta exposição à mídia o que, junto com o excesso de drogas, acabou levando-o ao suicídio em 1994. Começava o declínio do grunge.

Muitos acreditam que a atitude grunge de ser absolutamente contra as instituições sociais e em prol da não cooperação com a mídia acelerou o seu fim. Outros dizem que a morte de Kurt Cobain foi o ponto final. O fato é que o movimento foi definhando: o Soundgarden acabouem 1997, Alice in Chains morreu na praia quando uma overdose matou o vocalista, o Nirvana murchou quando Cobain se suicidou, o Pearl Jam continua fazendo música, mantém algumas raízes, mas a sonoridade já não é mais a mesma daquela época...

Ainda assim as grandes gravadoras achavam que poderiam faturar mais e começaram a inventar um "subgrunge", lançando clones de Nirvana e Pearl Jam, como Silverchair, Creed e Bush. "Isso foi depreciando cada vez mais a idéia musical plantada inicialmente pela Subpop", conta Kid Vinil.

20 anos de Sub-Pop


Mas grandes nomes que se destacaram em Seattle continuam na ativa, como Mudhoney e Pearl Jam, por isso, apesar de menos grunge, a gravadora americana decidiu comemorar o aniversário de 20 anos.

Aqueles cabeludos desgrenhados de Seattle construíram uma ponte entre o anonimato e o sucesso, sem ter que apelar para jogadas de marketing ou produções muito elaboradascomo grande parte das bandas atuais. Era a música, crua e simplesmente, que chamava a atenção do público e, conseqüentemente, do sucesso. E é justamente essa característica que é tão almejada pelos artistas contemporâneos.

Para relembrar os bons e velhos tempos, o selo Sub Pop reuniu seu cast no festival Sub20, realizado em meados de julho em Seattle, naturalmente.

A melhor parte, na opinião do produtor Jack Endino, que acompanhou tudo de perto, foi um show "secreto" em um pequeno clube, onde as bandas The Fluid e Green River tocaram para 120 pessoas. "O mais fantástico foi ver a Green River, eles não tocavam juntos há 20 anos", destaca.

No total, mais de 20 bandas tocaram nos dois dias do festival, entre elas as novatas Foals (que vem ao Brasil em novembro), Red Red Meat e Flight of the Conchords.

Fotos das bandas de cima para baixo : Green River, Mudhoney, Mother Love Bone, Soundgarden, The Melvins, Nirvana e Pearl Jam.

Fontes: Carlos Minuano - Folha On Line ; Anna Emília Soares - Jornal Comunicação; Luciana Maria Sanches - Omelete


MUDHONEY - "Superfuzz Bigmuff Plus Early Singles" (1990)

1. Touch Me I'm Sick
2. Sweet Young Thing Ain't Sweet No More
3. Hate The Police
4. Burn It Clean
5. You Got It (Keep It Outta My Face)
6. Halloween
7. No One Has
8. If I Think
9. In 'n' Out Of Grace
10. Need
11. Chain That Door
12. Mudride
DOWNLOAD


NIRVANA - "Nevermind" (1991)

1. Smells Like Teen Spirit
2. In Bloom
3. Come As You Are
4. Breed
5. Lithium
6. Polly
7. Territorial Pissings
8. Drain You
9. Lounge Act
10. Stay Away
11. On A Plain
12. Something In The Way
DOWNLOAD


SOUNDGARDEN - "Superknown" (1994)

1. Let Me Drown
2. My Wave
3. Fell On Black Days
4. Mailman
5. Superunknown
6. Head Down
7. Black Hole Sun
8. Spoonman
9. Limo Wreck
10. The Day I Tried To Live
11. Kickstand
12. Fresh Tendrils
13. 4th Of July
14. Half
15. Like Suicide
DOWNLOAD

THE MELVINS - "Stoner Witch" (1994)

1. Skweetis
2. Queen
3. Sweet Willy Rollbar
4. Revolve
5. Goose Freight Train
6. Roadbull
7. At The Stake
8. Magic Pig Detective
9. Shevil
10. June Bug 11. Lividity
DOWNLOAD

Nenhum comentário: