segunda-feira, 29 de setembro de 2008

MPB

TOM ZÉ - "Estudando o Samba" (1975)

Um dos artistas mais geniais e controvertidos da MPB, o compositor, cantor, arranjador e ator Antônio José Santana Martins, o Tom Zé, aprendeu a gostar de música ouvindo rádio em Irará, sua cidade natal. Neste disco Tom Zé reuniu uma variedade de tipos e de formas rurais e urbanas do samba, dando a cada música a vestimenta que achou mais adequada.
"Estudando o Samba" traz uma enorme carga musical assimilada das festas religiosas e das serestas em que Tom participou em sua terra natal, passando pelo que viu e ouviu em suas andanças por Salvador, Castro Alves, Vila Velha, Rio de Janeiro, São Paulo... Até se misturar com a tropicália e uma variedade de tipos e de formas rurais e urbanas do samba.
Este álbum foi responsável pela reviravolta em sua carreira ao ser descoberto num sebo pelo músico David Byrne. Fascinado com as intervenções de Tom nas estruturas do principal gênero musical do país, Byrne lançou o compositor no mercado internacional por meio de seu recém-criado selo, Luaka Bop.

1. Mã
2. A Felicidade
3. Toc
4. Tô
5. Vai [menina amanhã de manhã]
6. Ui! [você inventa]
7. Doi
8. Mãe [mãe solteira]
9. Hein?
10. Só [solidão]
11. Se12. Índice
DOWNLOAD


ARNALDO BAPTISTA - "Loki ?" (1974)

Loki? é mais do que um disco estranho e até assustador. É uma obra-prima de uma mente genial e criativa e certamente o mais importante e brilhante disco do rock nacional. Também guarda o fato incomum de ser um disco de rock’n’roll à base de baixo, bateria, voz e piano. Nada de guitarras.
Passado mais de 30 anos, ele se mostra assustadoramente atual, apesar de alguns erros técnicos. Talvez Arnaldo quisesse mostrar nos erros técnicos os erros pessoais, ou talvez não tivesse mais cabeça em mexer em algo que lhe tinha sido tão caro. O disco mostra um Arnaldo Baptista tentando erradicar e entender seus demônios.
Logo após o lançamento, Arnaldo sofreria uma de suas primeiras internações, por causa da violência, potencializada pelas drogas. Sua vida seguiria num limbo, até o mal explicado acidente do hospital psiquiátrico, em 1981, quando se jogou do terceiro andar e ficou um tempo em coma. Para alguns, uma tentativa de suicídio. Para Arnaldo, apenas uma maneira de tentar fugir daquele horrível lugar.
Arnaldo hoje vive em Minas Gerais, tendo lançado um novo disco em 2004, Let It Bed e possui hoje até um site pessoal.

1. Será Que Eu Vou Virar Bolor?
2. Uma Pessoa Só
3. Não Estou Nem Aí
4. Vou Me Afundar na Lingerie
5. Honky Tonky (Patrulha do Espaço)
6. Cê Tá Pensando Que Eu Sou Loki?
7. Desculpe
8. Navegar de novo
9. Te Amo Podes Crer
10. É Fácil
DOWNLOAD

Nenhum comentário: